Banner

Foto: André Marques

Que espécie é esta: escaravelho-bosteiro Ateuchetus laticollis

10.10.2024

O leitor André Marques fotografou um escaravelho a 8 de outubro na zona de Gouveia, distrito da Guarda, e pediu ajuda na identificação. José Grosso-Silva responde.

“Encontrei este escaravelho rola-bosta na minha quinta na zona de Gouveia, distrito da Guarda”, descreveu André Marques. “Sabem-me dizer qual é a espécie? Nem sequer fazia a ideia de que existiam em Portugal!”, comentou também.

Trata-se com efeito de um escaravelho-bosteiro da espécie Ateuchetus laticollis.

Foto: André Marques

Espécie identificada por: José Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).

“É uma espécie presente em grande parte do país, mas não é muito fácil de observar”, explica ainda este investigador.

De acordo com a Lista Vermelha da IUCN – União Internacional para a Conservação da Natureza, o escaravelho Ateuchetus laticollis está presente na Península Ibérica, sul de França, Córsega, Sardenha, Itália, Marrocos e parte da Argélia. Tal como outros escaravelhos-bosteiros, usa as suas patas traseiras para formar bolas a partir dos excrementos de vacas e outros animais de gado, depositando aí os seus ovos. Muitas vezes, essas bolas são enterradas no solo para proteger as pequenas larvas que irão nascer, o que ajuda à decomposição e reciclagem desses materiais.

Este papel importante dos escaravelhos-bosteiros ficou comprovado quando o governo da Austrália lançou um projeto para importar várias espécies destes coleópteros, entre 1965 e 1985, para ajudarem a enterrar e a decompor os excrementos produzidos pelo gado e assim fazer face às grandes quantidades de moscas que eram atraídas. Isto porque no país praticamente não ocorriam espécies nativas de escaravelhos que exercessem essa função relativamente aos excrementos das vacas, mas apenas especializadas nos de marsupiais como os cangurus – estes últimos nativos daquele território, ao contrário dos bovinos.

O projeto foi considerado um sucesso. Ainda hoje, a Austrália continua a importar escaravelhos-bosteiros para preencher lacunas sazonais, incluindo escaravelhos da espécie Ateuchetus laticollis.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss