O leitor António Casimiro fotografou esta planta em Santa Bárbara de Neve, Faro, em Junho e pediu ajuda para a identificar. Carine Azevedo responde.
“Tendo aparecido esta espécie de planta que eu nunca tinha observado por aqui, fiquei curioso para saber a sua identificação”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma erva-vaqueira ou belas-noites (Calendula arvensis).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A planta das fotografias é uma Calendula arvensis, vulgarmente conhecida como erva-vaqueira e belas-noites.
É uma espécie da família Asteraceae, autóctone de Portugal Continental e do arquipélago da Madeira. Também pode ser vista no arquipélago dos Açores, onde terá sido introduzida no passado, sendo por isso, aí classificada como uma espécie exótica.
Esta planta é comum em campos agrícolas, pastagens, terrenos baldios ou em pousio, mas também pode ser vista na berma de caminhos e estradas.
A Calendula arvensis é uma planta anual, herbácea, que possui caules eretos, felpudos e ramificados, que podem atingir entre 30 a 50 centímetros de altura. As suas folhas são verdes, possuem forma espatulada e margem irregularmente recortada, e também são densamente cobertas por pelos.
As flores da Calendula arvensis surgem reunidas em capítulos amarelo-alaranjados, terminais e solitários. A floração ocorre de dezembro a maio, embora seja mais intensa de fevereiro a abril.
A Calendula arvensis é reconhecida como planta medicinal, mas também é utilizada na cozinha.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
- Cobras
- Plantas silvestres
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.