A leitora Sónia Gonçalves quis saber a que espécie pertence esta borboleta vista no início de Outubro em Azeitão. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“O meu marido encontrou uma linda borboleta onde trabalhou estes dias, num hangar em Azeitão. Ele sabe que eu adoro conhecer e aprender sobre insetos e tira sempre fotografias. Nunca tinha visto uma borboleta com este padrão, mas procurei algo semelhante e julgo ser Arctia caja (segundo um guia de identificação velhinho que tenho). No entanto gostaria de saber o que acham, pois sou apenas uma curiosa! Aproveito para elogiar o vosso trabalho e iniciativa! Aguardo com expectativa a vossa resposta!”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se da borboleta Cymbalophora pudica.
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
“É uma Cymbalophora pudica. Uma espécie comum e por vezes abundante. Voa apenas nesta altura do ano, entre finais de Agosto e meados de Outubro”, segundo a equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Esta borboleta nocturna ocorre no Sul da Europa, desde a Península Ibérica à Grécia, e no Norte de África.
A envergadura de asa pode chegar aos 42 milímetros. As asas são de tons branco amarelado ou rosa com padrões triangulares pretos.
É um sinal do Outono. As lagartas podem ser observadas de Maio a Junho; os adultos podem ser vistos a voar de Agosto a Setembro, dependendo da sua localização.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.