Que espécie é esta: Cymbalophora pudica

O leitor Sérgio Melanda fotografou esta borboleta a 12 de Outubro em Leiria e quis saber a que espécie pertence. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.

“Fotografei esta beldade em Leiria, à meia noite, no vidro de um carro, no passado dia 12 de outubro de 2023. Desculpem a qualidade, mas a câmara do telemóvel não é grande coisa, e também tentei não incomodar o espécime. Será uma borboleta Arctia villica?“, perguntou o leitor à Wilder.

Trata-se da borboleta Cymbalophora pudica.

Espécie identificada porRede de Estações de Borboletas Nocturnas.

“É uma Cymbalophora pudica. Uma espécie comum e por vezes abundante. Voa apenas nesta altura do ano, entre finais de Agosto e meados de Outubro”, segundo a equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.

Esta borboleta nocturna ocorre no Sul da Europa, desde a Península Ibérica à Grécia, e no Norte de África.

A envergadura de asa pode chegar aos 42 milímetros. As asas são de tons branco amarelado ou rosa com padrões triangulares pretos.

É um sinal do Outono. As lagartas podem ser observadas de Maio a Junho; os adultos podem ser vistos a voar de Agosto a Setembro, dependendo da sua localização.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.