Banner

Que espécie é esta: criptoméria-do-japão

08.02.2024

O leitor Daniel Ferraz fotografou esta árvore a 20 de Novembro de 2023 em Ourozinho, Penedono, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.

Trata-se de uma criptoméria-do-japão (Cryptomeria japonica).

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

A árvore presente nas fotografias é conhecida como criptoméria-do-japão (Cryptomeria japonica (Thunb. ex L.f.) D.Don), criptoméria-de-folhas-curtas, cedro-japonês, araucária-do-japão e falso-cedro-do-japão. Como o nome indica, esta espécie, pertencente à da família Cupressaceae, é originária do Japão. 

Em Portugal ocorre pontualmente em jardins e outros espaços verdes, sendo utilizada como árvore ornamental. É, também, considerada uma espécie florestal importante, sobretudo no arquipélago dos Açores, onde encontrou condições óptimas de desenvolvimento, devido às semelhanças com o seu habitat de origem.

A criptoméria-do-japão é uma conífera que pode atingir entre os 50 e os 70 metros de altura no estado selvagem. Apresenta uma copa colunar a piramidal, tronco direito e ritidoma castanho-avermelhado. As folhas são aciculares (em forma de agulha), rígidas, em forma de sovela, verde-azuladas e permanecem na árvore durante todo o ano, logo são persistentes.

As estruturas castanhas que se vêem numa das fotografias são as estruturas reprodutivas, onde se encontram alojadas as sementes. Estas estruturas, denominadas estróbilos, têm a forma de cone e surgem na ponta dos raminhos. São pequenas e verdes, tornando-se castanho-avermelhadas quando maduras.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss