A leitora Tetiana Horielova fotografou esta planta a 24 de Abril na serra da Gardunha e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
“Se possível, identifique a espécie desta planta. Fotografado a 24/04/2023 num pinhal nas encostas norte da serra da Gardunha, perto da vila do Fundão. As plantas são baixas, as mais altas têm 20-25 cm de altura. Desculpem a má qualidade da foto, meu celular não queria focar no branco”, escreveu a leitora à Wilder.
Tratam-se de craveiros-do-monte (Simethis mattiazzi).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
As fotografias são de uma espécie nativa, vulgarmente conhecida como craveiro-do-monte, cravo-do-monte ou ouropeso (Simethis mattiazzi).
Esta espécie da família Asphodelaceae é uma planta rizomatosa, perene, que pode atingir entre 20 a 45 centímetros de altura. Possui folhas basais e lineares, geralmente mais compridas que a haste floral.
As flores são brancas e surgem agrupadas numa inflorescência que pode atingir até 30 centímetros de altura. Cada inflorescência pode ter entre 10 a 40 flores.
Uma característica que ajuda a identificar esta espécie é o facto dos estames (órgão reprodutor masculino da flor, onde se produz o pólen, formado geralmente por filete e antera) possuírem filetes densamente cobertos de pelos.
Calendário Wilder 2024
Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.
Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.
Este novo calendário da Wilder estará disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares. Se desejar recebê-lo sem risco de esgotar, pode fazer uma pré-compra aqui, com um desconto de 10% face ao valor inicial de 15 euros até 31 de Dezembro. Para os subscritores da Wilder, o desconto é de 20%.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.