O leitor Luís Gaspar pediu ajuda na identificação de um peixe que viu na Praia de São João da Caparica a 7 de Abril. Mónica Albuquerque responde.
“Na tarde de dia 7 de Abril encontrei o peixe cujas fotos envio em anexo, já morto e depositado pela maré na praia de São João da Caparica. Será possível identificar o espécime? Um grande abraço para todos os amantes da flora e fauna do país e do planeta”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um congro ou safio (Conger conger).
Espécie identificada por: Mónica Albuquerque, assessora de Biodiversidade Marinha na Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).
“Parece-me um congro”, disse Mónica Albuquerque.
Esta é uma espécie de corpo longo e sem escamas, parecida a uma enguia, e que pode medir mais de dois metros, segundo o MARE. Tem dorso negro ou cinzento e o ventre mais claro.
Vive no Atlântico Nordeste, na Madeira, nos Açores e no Mediterrâneo, em águas junto ao fundo. Pode viver a profundidades superiores aos mil metros.
Reproduz-se no Verão. Na fase juvenil ocorre mais perto da costa.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.