A leitora Isabel Gomes fotografou este cogumelo em Portela de Sacavém a 2 de Janeiro e pediu ajuda para saber a espécie. A associação Ecofungos responde.
“Encontrei num relvado ao pé da Igreja da urbanização da Portela de Sacavém este aglomerado de fungos ou cogumelos (?) que nunca tinha visto. É de grandes dimensões e muito bonito. Peço ajuda para me indicarem que tipo de cogumelo é”, escreveu a leitora à Wilder.
Tratar-se-á de uma Cyclocybe aegerita.
Espécie identificada e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.
Apenas com esta foto não é muito claro para se efetuar uma identificação correta. No entanto, parece tratar-se de uma Cyclocybe aegerita, uma espécie muito comum no nosso território.
Acrescento que esta não é uma espécie venenosa, mas é bioacumuladora (podendo acumular produtos tóxicos, como por exemplo herbicidas ou pesticidas, se utilizados) e parasita, especialmente, de choupos. Inclusive, em ambientes livres de poluição, é consumida e possui propriedades medicinais.
Este cogumelo decompõe a madeira morta de árvores, com preferência por salgueiros e choupos. Daí o seu nome comum em inglês, ‘poplar cap’ (‘boné de choupo’, traduzido para português).
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.