PUB

Que espécie é esta: cobra-lisa-bordalesa

26.04.2024

A leitora Laura D’Silva encontrou esta cobra a 25 de Abril no Carvalhal, Mafra, e pediu ajuda na identificação. Diogo Parrinha responde.

“Apanhámos esta cobra no jardim, podem confirmar se é a rateira ou mesmo a ferradura?!”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de uma cobra-lisa-bordalesa (Coronella girondica).

Espécie identificada por: Diogo Parrinha, herpetólogo e aluno de doutoramento do BIOPOLIS/CIBIO.

“É uma cobra-lisa-bordalesa (Coronella girondica)“, respondeu Diogo Parrinha.

Coronella girondica pode encontrar-se em Portugal espalhada por todo o território continental, embora de forma descontínua, indica o Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal. Ocorre numa grande diversidade de habitats, desde áreas mais abertas até zonas com muita vegetação.

Esta cobra é de pequena dimensão, atingindo normalmente cerca de 70 centímetros. O ventre apresenta tons claros, mas com pequenas manchas negras.

Pode ficar activa durante o ano inteiro e é mais fácil de observar ao final do dia ou durante a noite.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss