Que espécie é esta: cobra-de-pernas-tridáctila

O leitor Rui Marques fotografou este animal a 6 de Março em Alenquer e quis saber qual a espécie. Diogo Parrinha responde.

“O meu gato trouxe este pequeno animal vivo, que eu desconhecia que existia. Moro em Casais Galegos, Merceana, Alenquer. Foi devolvido à natureza. Aproveito para agradecer todo o vosso empenho na defesa do nosso mundo”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de uma cobra-de-pernas-tridáctila (Chalcides striatus).

Espécie identificada por: Diogo Parrinha, herpetólogo e aluno de doutoramento do BIOPOLIS/CIBIO.

“É um lagarto (Chalcides striatus), vulgarmente conhecido como fura-pastos ou cobra-de-pernas-tridáctila”, respondeu Diogo Parrinha.

Apesar do nome, esta espécie não é uma cobra; na verdade é mais aparentada com os lagartos do que com as cobras.

A cobra-de-pernas-tridáctila, espécie totalmente inofensiva para as pessoas, é um lagarto com hábitos fussurículas (que vivem sobretudo em túneis no solo) e evoluiu de forma a que as pernas se foram atrofiando. 

É uma espécie relativamente comum mas, devido aos seus hábitos, não é muito fácil de ver. 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.