O leitor Paulo Costa fotografou esta ave a 17 de Junho no Estoril e pediu ajuda na identificação da espécie. Gonçalo Elias responde.
“Três destas aves pousaram nas flores do jardim. E já voltaram, dois dias depois”, descreveu Paulo Costa.
Trata-se de um chamariz, ave também conhecida como milheirinha, e que tem o nome científico Serinus serinus.
Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
O chamariz é uma ave pequena de asas escuras e com tons amarelados na cabeça, que se estendem até ao peito. Segundo o portal Aves de Portugal, esta “é a característica que mais sobressai, juntamente com o dorso e flancos fortemente riscados”.
“Os machos são bastante frenéticos quando cantam no topo de árvores, antenas ou postes, ou então efectuando o seu voo nupcial ‘tipo borboleta’.”
O chamariz é abundante ao longo do território, exceptuando as planícies abertas do Baixo Alentejo, onde é raro. “Ocorre tanto dentro de localidades, em parques e jardins, como em zonas agricultadas, matas, bosquetes, zonas costeiras e prados de altitude.”
“É uma espécie residente, mas no Inverno assiste-se à chegada de invernantes, que formam grandes bandos nos campos, por vezes com outras espécies de fringilídeos.”
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas