O leitor Carlos Antunes encontrou este animal em Tondela a 2 de Agosto e pediu para saber qual a espécie. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Encontrei este pequeno animal no concelho de Tondela, hoje (2 de Agosto). Na minha ignorância, parece-me ser uma espécie de centopeia mas se me pudessem elucidar, agradecia.”
Trata-se de uma centopeia-comum ou doméstica (Scutigera coleoptrata).
Espécie identificada e texto por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
É uma centopeia-doméstica, Scutigera coleoptrata.
A centopeia caseira é uma espécie profundamente incompreendida e mal-amada (para não dizer “detestada”) mas que é uma das nossas melhores aliadas pois alimenta-se de moscas, mosquitos e muitos outros insetos que geralmente não queremos a viver connosco, dentro das nossas casas.
Eu não tenho problema em admitir que tenho várias destas centopeias a viver em minha casa…
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
- Cobras
- Plantas silvestres
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.