O leitor Manuel Duarte fotografou estes casulos a 6 de Agosto em Silves, junto ao rio Arade, e quis saber qual a espécie a que pertencem. Albano Soares responde.
“O meu nome é Manuel Duarte e tenho estes ninhos com umas larvas de grande tamanho dentro. Estão no pau e no toldo de um guarda sol que estava guardado e fechado. Só dei por eles no dia 6 de Agosto. Sabem me dizer que espécie é?”, perguntou o leitor à Wilder.
Tratar-se-ão de vespas oleiras (família Vespidae).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“Acho que são de vespas oleiras, mas não consigo chegar mais longe” na identificação da espécie, disse Albano Soares.
As vespas oleiras constroem casulos de barro onde depositam insectos paralisados que irão alimentar as larvas. Estas vespas são inofensivas para os seres humanos, explicou Albano Soares.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.