O leitor Filipe Feio fotografou este caranguejo a 19 de Agosto em Tróia e quis saber a que espécie pertence. João Encarnação responde.
“Tenho encontrado várias partes de caranguejos relativamente peludos em Tróia, sobretudo tenazes, e, no dia 19 de agosto, finalmente, encontrámos um exemplar vivo. Gostava de saber se me podem ajudar a identificar a espécie”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um caranguejo teixola (Atelecyclus undecimdentatus).
Espécie identificada por: João Encarnação, investigador do CCMAR – Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve.
“Pelas fotografias penso que será a espécie Atelecyclus undecimdentatus“, disse João Encarnação.
Este é um caranguejo de tamanho médio, medindo entre os três e os seis centímetros. Tem a carapaça ligeiramente mais larga do que longa e é de cor creme com tons violáceos.
É uma espécie comum no oceano Atlântico e raro no Mediterrâneo e ocorre em zonas de pouca profundidade, até aos 60 metros. Também pode ser encontrado escondido debaixo de rochas ou na areia.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.