A leitora Cláudia Teodoro fotografou esta planta a 15 de Abril na Quinta dos Ingleses, Carcavelos, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
Tratar-se-á de uma calcinhas-de-cuco (Gladiolus italicus).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Tudo indica que se trata de um gladíolo-silvestre, muito provavelmente Gladiolus italicus, vulgarmente conhecido como espadana-das-searas, calcinhas-de-cuco ou gladíolo-das-serra.
No entanto, será necessário observar também as anteras e as sementes da planta para ter uma certeza absoluta.
Esta planta, pertencente à família Iridaceae, é nativa de Portugal e pode ser observada em searas, pousios e em clareiras de matos, em alguns locais das regiões Centro e Sul do país.
Os gladiolos-silvestres são plantas herbáceas e bolbosas. Esta espécie possui folhas compridas, em forma de espada. As flores são tubulares e rosa-lilás e surgem acima das folhas, numa inflorescência do tipo espiga.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.