O leitor Mário Constâncio fotografou esta borboleta a 24 de Julho de 2019 em Alfragide, e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro dá-lhe a identificação.
Trata-se da borboleta Zygaena fausta.
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
A espécie da foto é uma Zygaena fausta, uma espécie da Ordem Lepidoptera de voo diurno mas que não é uma verdadeira borboleta diurna (grupo Rhopalocera).
A Zygaena fausta pertence ao grupo dos Heteróceros um grupo muito diverso cuja grande maioria de famílias são nocturnas.
De facto, há quem chame aos heteróceros de voo diurno de mariposas para os distinguir quer das traças, também heteróceros, quer das borboletas diurnas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
Já que está aqui…
Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.
Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.
Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.
O calendário pode ser encomendado aqui.