O leitor Victor Vitória fotografou esta borboleta em Ortiga, Mação, a 14 de Agosto e pediu ajuda para saber a espécie. Albano Soares responde.
“Envio foto anexo de uma borboleta que vi em Ortiga, freguesia do concelho de Mação, em 14 de agosto de 2024. Nunca tinha visto uma borboleta destas”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma borboleta-zebra (Iphiclides feisthamelii).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta “grande e bonita borboleta da família Papilionidae”, como a descreve o investigador, pode ser encontrada em Portugal, Espanha, Sul de França e Norte de África.
As fêmeas colocam os ovos numa grande diversidade de árvores, tanto silvestres (como o abrunheiro ou catapereiro), como árvores de fruto dos pomares, como pereiras, macieiras e pessegueiros, explicou por seu turno Patrícia Garcia Pereira, também do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, num artigo já publicado na Wilder sobre cinco borboletas para procurar no Verão.
“Os ovos são colocados individualmente e as lagartas têm um desenvolvimento lento, não causando por isso grandes danos às plantas hospedeiras”, de acordo com esta especialista.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.