Euplagia quadripunctaria. Foto: Graça Diogo

Que espécie é esta: borboleta quadripuntária

A leitora Graça Diogo encontrou esta borboleta a 27 de Agosto em Vila Nova de Paiva e pediu para saber qual é a espécie. A equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.

“Que espécie de borboleta é esta? Encontrei no dia 27 de Agosto em Alhais de Cima, concelho de Vila Nova de Paiva, distrito de Viseu, na minha caminhada matinal”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se da borboleta quadripuntária (Euplagia quadripunctaria).

Espécie identificada e texto porRede de Estações de Borboletas Nocturnas.

É uma Euplagia quadripunctaria, uma borboleta protegida pela Diretiva Habitats.

Esta borboleta pertence ao grupo das borboletas nocturnas (heterocera) mas voa principalmente de dia. Tem uma envergadura de asa entre os 52 e os 65 milímetros.

As lagartas alimentam-se de urtigas e outras ervas. 

No Norte e Centro é relativamente comum, em galerias ripícolas, sempre perto de água e em locais húmidos e sombreados. 

É uma espécie protegida pela Directiva Habitats (anexo II) – por ser uma espécie de interesse e cuja conservação exige a designação de áreas especiais de conservação – e pela Convenção de Berna – que lista as espécies que precisam de medidas de conservação de habitats específicas. 

Em Portugal, esta borboleta está protegida em 12 sítios da Rede Natura 2000: Peneda-Gerês, Montesinho/Nogueira, Serra d’Arga, Serra do Gerês, Arrábida/Espichel, Serra da Estrela, Montemuro, São Mamede, Alvão/Marão, Serra da Lousã, Rio Paiva e Serras da Freita e Arada.


Calendário Wilder 2024

Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.

Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.

Este novo calendário da Wilder estará disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares. Se desejar recebê-lo sem risco de esgotar, pode fazer uma pré-compra aqui, com um desconto de 10% face ao valor inicial de 15 euros até 31 de Dezembro. Para os subscritores da Wilder, o desconto é de 20%.


Agora é a sua vez

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.