A leitora Carmen Cardoso fotografou esta borboleta a 20 de Agosto em Outeiro, Viana do Castelo, e pediu ajuda na identificação. Albano Soares responde.
Trata-se da borboleta Pyrausta aurata.
Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta é uma pequena borboleta nocturna, da família Crambidae, que voa tanto de noite como de dia.
A Pyrausta aurata é uma espécie “comum por toda a Europa, em pradarias, pântanos e jardins”, segundo o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo. “Pode ser encontrada normalmente perto de mentas (Mentha sp.) e outras plantas da família Lamiaceae. É nestas plantas que as fêmeas põem os ovos e as lagartas alimentam-se das folhas e flores.”
“Pode ser confundida com outras espécies do género Pyrausta mas tem geralmente uma cor mais escura e apenas uma mancha amarela circular nas asas anteriores.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.