A leitora Rosa Gonçalves fotografou esta lagarta a 24 de Março de 2022 em Meadela, Viana do Castelo, e quer saber que espécie é. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“Encontrei uma lagarta solitária. Media cerca de 4cm, com pêlo castanho, a atravessar a rua. Deslocava-se veloz, em Meadela, Viana do Castelo”, escreveu a leitora à Wilder.
Tratar-se-á de uma lagarta da borboleta Phragmatobia fuliginosa.
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
“Há uma série de lagartas da família Erebidae muito semelhantes a esta da foto. Contudo, a espécie mais provável é a Phragmatobia fuliginosa“, respondeu a equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Esta borboleta está presente na maior parte da Europa, no norte de África, Ásia Central e no norte da América do Norte.
A espécie vive em zonas de prados e zonas florestais abertas ou até em zonas agrícolas.
Em dias soalheiros de Inverno, as lagartas podem deixar os seus abrigos ser observadas em caminhos e ruas, a deslocar-se rapidamente.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.