Borboleta Mimas tiliae

Que espécie é esta: borboleta nocturna esfinge-das-tílias

O leitor Paulo Teixeira observou esta lagarta a 1 de Outubro em Adaufe, Braga, nas margens do rio, e pediu ajuda na identificação. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.

Trata-se de uma lagarta da borboleta esfinge-das-tílias (Mimas tiliae).

Espécie identificada por:  Rede de Estações de Borboletas Nocturnas

“O nome advém de uma das plantas-hospedeiras da larva, a tília”, indica também a Rede de Estações de Borboletas Nocturnas. 

As esfinges-das-tílias, que em fase adulta têm asas relativamente finas e em tons de verde e castanho, começam a voar na Primavera. Podemos vê-las durante o dia a descansar em paredes, troncos das árvores e vedações, normalmente perto das árvores onde as lagartas se irão alimentar. À noite são atraídas por zonas com luz.

As lagartas alimentam-se, como o nome indica, de folhas das árvores da família das tílias.

A cor rosada nesta espécie indica que a lagarta está prestes a avançar com a metamorfose para o estado de pupa.

Aqui pode ver uma borboleta adulta da mesma espécie.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.