Que espécie é esta: borboleta nocturna Catocala elocata

A leitora Maria Eduarda Pereira Pinto fotografou esta borboleta a 21 de Agosto no Porto e pediu para saber a espécie. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.

“Na parede exterior de minha casa vi esta borboleta…toda a tarde quieta. Acho que terá pelo menos 2 ou 3 cm. Porto, Campanhã 21 de Agosto de 2023”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de uma borboleta Catocala elocata.

Espécie identificada por:  Rede de Estações de Borboletas Nocturnas

“É uma magnífica Catocala elocata. As borboletas do género Catocala apresentam cores garridas nas asas posteriores. Em Portugal podemos ver vermelhas, amarelas e inclusive uma azul! A Catocala elocata pertence ao grupo das vermelhas”, explicou a equipa da Rede de Estações.

Aqui pode ver uma foto das asas anteriores.

Esta espécie pertence à família Erebidae e foi descrita para a Ciência em 1787.

Ocorre no Sul da Europa, na Europa Central, bem como no Norte de África, Uzbequistão e Cazaquistão.

Os indivíduos adultos voam durante a noite.

As lagartas alimentam-se de folhas de choupos e de salgueiros.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.