A leitora Piedade Santos fotografou esta lagarta a 13 de Maio em Paços de Brandão, Santa Maria da Feira, e quis saber qual a espécie a que pertence. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“Encontrei esta lagarta num dos vasos onde tenho morangueiros. Acho que tem sido ela a esburacar tanto as folhas como os morangos desse vaso. Mas também tenho, ao lado, vasos com sobreirinhos pequenos. E acho que já vi várias vezes borboletas que resultam da lagarta-do-sobreiro a esvoaçar por aqui à volta. Será que esta é uma lagarta dessas ou uma processionária?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de uma lagarta de Acronicta rumicis.
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Esta é uma borboleta que podemos ver a voar entre Abril e Agosto. As lagartas alimentam-se de várias espécies de ervas e pequenos arbustos entre Maio e Outubro.
As pupas hibernam durante os meses mais frios do ano.
Esta espécie ocorre na Europa, no Norte de África e em algumas zonas da Ásia.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.