Que espécie é esta: borboleta nocturna Acronicta rumicis

A leitora Piedade Santos fotografou esta lagarta a 13 de Maio em Paços de Brandão, Santa Maria da Feira, e quis saber qual a espécie a que pertence. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.

“Encontrei esta lagarta num dos vasos onde tenho morangueiros. Acho que tem sido ela a esburacar tanto as folhas como os morangos desse vaso. Mas também tenho, ao lado, vasos com sobreirinhos pequenos. E acho que já vi várias vezes borboletas que resultam da lagarta-do-sobreiro a esvoaçar por aqui à volta. Será que esta é uma lagarta dessas ou uma processionária?”, perguntou a leitora à Wilder.

 Trata-se de uma lagarta de Acronicta rumicis.

Espécie identificada porRede de Estações de Borboletas Nocturnas.

Esta é uma borboleta que podemos ver a voar entre Abril e Agosto. As lagartas alimentam-se de várias espécies de ervas e pequenos arbustos entre Maio e Outubro.

As pupas hibernam durante os meses mais frios do ano.

Esta espécie ocorre na Europa, no Norte de África e em algumas zonas da Ásia.

Adulto da borboleta Acronicta rumicis. Foto: entomart/WikiCommons

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.