Lasiocampa quercus, Ruivães. Foto: Nuno Cruz

Que espécie é esta: borboleta Lasiocampa quercus

O leitor Nuno Cruz encontrou esta borboleta a 5 de Agosto em Ruivães, distrito de Braga, e pediu para saber qual é a espécie. A equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.

“Vi esta bonita borboleta no dia 5 de agosto na zona de Ruivães. Adorava saber mais sobre ela”, escreveu o leitor à Wilder. 

Trata-se de uma borboleta Lasiocampa quercus.  

Espécie identificada e texto porRede de Estações de Borboletas Nocturnas.

Segundo a equipa, a borboleta que o leitor fotografou é um macho. Os machos têm actividade diurna, apesar desta ser uma espécie nocturna.

Lasiocampa quercus é uma espécie descrita em 1758 e pertence à família Lasiocampidae (tal como a borboleta Lasiocampa trifolii que já foi identificada no “Que Espécie é Esta”).

Os machos adultos podem chegar aos 70 milímetros e as fêmeas aos 99 milímetros.

Esta borboleta, que ocorre quase por toda a Europa, está em voo, na fase adulta, no Verão. Passa o Inverno enquanto lagarta (como a que foi observada pela leitora Maria Ferreira em Novembro de 2020) e pode ser vista em arbustos ou árvores não muito grandes no Outono e princípios da Primavera.

A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas preparou uma ficha de campo dedicada a estas borboletas.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.