A leitora Rosa Gomes fotografou esta borboleta em Março de 2020 em Castelo de Vide e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares responde.
“Encontrada em Março 2020 em nossa casa Castelo de Vide. E desapareceu como apareceu… sem se saber donde veio”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se da borboleta grande-pavão-nocturno (Saturnia pyri).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
A borboleta da fotografia é a grande-pavão-nocturno (Saturnia pyri), a maior borboleta nocturna de Portugal e da Europa.
É frequente em zonas arborizadas e, por vezes, mesmo em zonas urbanas.
As lagartas, também muito bonitas, alimentam-se de folhas de diversas árvores (amieiros, chopos, salgueiros, freixos, etc.).
Só tem uma geração por ano e os adultos vêm-se, normalmente, de Abril a Junho.
Calendário Wilder 2024
Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.
Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.
Este novo calendário da Wilder estará disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares. Se desejar recebê-lo sem risco de esgotar, pode fazer uma pré-compra aqui, com um desconto de 10% face ao valor inicial de 15 euros até 31 de Dezembro. Para os subscritores da Wilder, o desconto é de 20%.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.