Que espécie é esta: borboleta esfinge-trepadeira

O leitor José Duarte Gamboa fotografou esta lagarta no início de Outubro em Silves e quis saber qual a espécie a que pertence. A equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.

“Anexo uma foto da lagarta Agrius convolvuli? Apanhei-a e fechei-a dentro dum garrafão. Nunca observei esta lagarta aqui no Algarve, Silves. Eu produzi cóleos (solenostemon) e estava a devorar um cóleo. No sábado estive na horta e não vi vestígio. Hoje, segunda-feira, encontrei-a com uma dimensão de mais de 10 cm”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de uma lagarta da borboleta esfinge-trepadeira (Agrius convolvuli).

Espécie identificada e texto porRede de Estações de Borboletas Nocturnas.

Trata-se de uma borboleta da espécie Agrius convolvuli, por vezes referida como esfinge-trepadeira.

Esta é uma borboleta nocturna que voa de dia.

Tal como a generalidade das lagartas da família Sphingidae (borboletas-esfinge) possui uma protuberância pontiaguda no último segmento do corpo.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.