O leitor Aldiro Pereira viu esta lagarta na praia da Barra, Ílhavo, a 2 de Setembro de 2020 e quis saber qual a espécie. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“Embora eu tenha nomeado esta lagarta como se tratando da traça Smerinthus ocellata, não tenho nenhuma confirmação de confiança que assim seja. Pelas fotos que vi na Internet deu-me a sensação que podia ser essa, mas sem nenhuma certeza. Agradeço a vossa colaboração nesta difícil tarefa que é identificar estes organismos. A captura foi feita em 2 de Setembro de 2020, na praia da Barra (Ílhavo) em vegetação de duna que, por curiosidade, tinha alguns catos carnudos (de jardim) por ali espalhados”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratar-se-á de uma esfínge-ocelada (Smerinthus ocellata).
Identificação por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
“Sim, à partida será uma lagarta de Smerinthus ocellata. Pessoalmente, acho difícil de separar de Laothoe populi, igualmente comum”, respondeu João Nunes, da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Esta é uma espécie de borboleta nocturna que pertence à família Sphingidae.
A autoridade científica da espécie é Carl Linnaeus, tendo sido descrita para a Ciência em 1758.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.