O leitor Rodrigo Simões fotografou esta lagarta a 11 de Julho no concelho de Cantanhede, Coimbra, e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares dá-lhe a identificação.
“Tenho uma videira perto da casa e reparei que tinha uma lagarta verde de um tamanho considerável e com uma velocidade de comer realmente impressionante”, contou à Wilder Rodrigo Simões.
“Pesquisei na vossa página e pareceu uma lagarta da borboleta colibri mas esta tem umas manchas nas costas perto da cabeça. Nunca tinha visto uma lagarta deste tamanho, é tão bonita.”
A espécie que observou é uma borboleta esfinge-da-vinha (Deilephila elpenor).
Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
O que Rodrigo Simões encontrou na sua videira é a penúltima fase de maturação da lagarta de Deilephila elpenor.
Esta é uma das mais atraentes borboletas nocturnas do nosso país e pertence à família Sphingidae, também conhecidas por borboletas colibri devido ao facto de pairarem no ar em frente as flores enquanto se alimentam.
A lagarta, totalmente inofensiva, alimenta-se de trepadeiras, incluindo de folhas de videira (Vitis vinifera), nunca constituindo praga para esta cultura.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.