A leitora Maria José Mackaaij viu esta borboleta a 1 de Outubro em Querença, Loulé, e quis saber qual a espécie a que pertence. Eduardo Marabuto responde.
“Avistei este insecto no dia 1 de outubro, na porta de entrada da Fundação Manuel Viegas Guerreiro em Querença, no concelho de Loulé, em pleno barrocal algarvio. Agradeço a vossa ajuda para ajudar a identificar esta espécie e partilhar esse conhecimento com as crianças da escola da aldeia, com as quais desenvolvemos o projeto Pequenos Naturalistas de Querença“, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se da borboleta Emmelina monodactyla.
Espécie identificada e texto por: Eduardo Marabuto, entomólogo.
Espécie comum, de hábitos dispersívos e ocorrente tanto em habitats mais naturais como mais humanizados onde as lagartas se alimentam de convolvuláceas (Calystegia, Convolvulus).
Existe uma outra espécie deste género em Portugal (Emmelina argoteles) de cuja distinção não é fácil mas segundo o que se sabe, a grande maioria das observações corresponde a E. monodactyla.
Os poucos traços morfológicos que as distinguem também estão de acordo com E. monodactyla.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.