PUB

Foto: Ana Salgueiro

Que espécie é esta: lagarta de borboleta da família Erebidae

21.07.2023

A leitora Ana Salgueiro encontrou a 1 de Julho uma lagarta no tronco de uma pimenteira, na zona de Abrantes, e quis saber a espécie. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.

“Enquanto regava as árvores do quintal, em Martinchel, uma aldeia do concelho de Abrantes, reparei que no tronco de uma pimenteira estava, bem disfarçada, a lagarta, com 9 centímetros de comprimento, cuja imagem vai em anexo”, explicou Ana Salgueiro.

“Agradecia que me ajudassem a descobrir qual será a borboleta noturna em que se irá transformar.”

Trata-se da lagarta de uma borboleta nocturna da família Erebidae, sendo que pela imagem não é possível chegar à espécie.

Família identificada por:  Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.

Segundo o site LusoBorboletas, “a família Erebidae é uma das famílias em que no geral as espécies de borboletas são bastante coloridas. Esta família conta com 126 espécies, das quais algumas poderão ter actividade diurna (exemplo Euplagia quadripunctariaUtetheisa pulchella e Euclidia mi)”.

Também no site Biodiversity4All, poderá ver fotografias de espécies desta família que já foram observadas em Portugal, tanto como lagartas como no estado adulto, e registadas nesta plataforma de ciência cidadã.


Apoie o Que Espécie é Esta e a revista Wilder

A nossa missão é inspirar todas as pessoas a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos jornalísticos abertos a todos os leitores. Precisamos do apoio de toda a nossa comunidade para continuarmos a dar voz à natureza.

Saiba aqui como apoiar.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss