Banner

Lagarta da borboleta-caveira (Acherontia atropos). Foto: Isabel Mendes

Que espécie é esta: borboleta-caveira

26.12.2023

A leitora Isabel Mendes encontrou esta lagarta em Monte Novo, Vila de Rei, a 11 de Novembro e gostaria de saber a que espécie pertence. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.

“Encontrei uma lagarta gigante no ramo de uma oliveira. Estou em Monte Novo, freguesia da Fundada, concelho de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, Portugal. Será perigosa? Será que vai danificar o olival? Quais os cuidados a ter?”, perguntou a leitora à Wilder.

Trata-se de uma lagarta da borboleta-caveira (Acherontia atropos). 

Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.

“É uma lagarta de Acherontia atropos, a borboleta-caveira”, respondeu a equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.

Esta é uma das maiores borboletas nocturnas da fauna portuguesa.

Acherontia atropos. Ilustração: European-butterfly 064-VII (1895)

Pertence a uma família de Lepidoptera (ordem de insectos que inclui as borboletas diurnas e as chamadas nocturnas) chamada Sphingidae. Estes insectos também são conhecidos por borboletas colibri devido ao tamanho e ao facto de, grande parte das vezes, se alimentarem em voo, sem pousar nas flores.

A lagarta alimenta-se de plantas da família do tomate e da batata (Solenaceas) e de outras famílias aparentadas.

Os adultos são atraídos pelo mel, sendo por vezes encontrados dentro de colmeias.


Calendário Wilder 2024

Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.

Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.

Este novo calendário da Wilder estará disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares. Se desejar recebê-lo sem risco de esgotar, pode fazer uma pré-compra aqui, com um desconto de 10% face ao valor inicial de 15 euros até 31 de Dezembro. Para os subscritores da Wilder, o desconto é de 20%.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss