O leitor Annick Paixão fotografou esta borboleta a 14 de Abril na Aldeia dos Cadoços, Grândola, e quis saber qual a espécie. A equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“Fotografei esta borboleta hoje (14 de Abril) à tarde nos arredores da Aldeia dos Cadoços, concelho de Grândola. Seria possível dizer-me qual é?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se de uma borboleta branca-preta-do-Sul (Melanargia ines).
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Esta é uma borboleta diurna que pertence à família Nymphalidae e que também é conhecida como melanargia-mediterrânica ou melanargia-portuguesa.
Tem 55 milímetros de envergadura e podemos vê-la em voo de Março a Junho.
Segundo o Museu Virtual da Biodiversidade de Évora, esta borboleta “ocorre em locais floridos e soalheiros, assim como em encostas rochosas e secas, até aos 1000 m de altitude. Para plantas hospedeiras utiliza várias espécies de gramíneas (Poaceae), das quais a lagarta se alimenta”.
“Distribui-se pela Península Ibérica e pelo norte de África. Em Portugal continental ocorre de forma muito dispersa ao longo do território, não sendo muito comum.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.