A leitora Carmen Cardoso fotografou esta borboleta a 19 de Agosto em Outeiro, Viana do Castelo, e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares responde.
“Olá equipa, fotografei esta borboleta azul em Outeiro, Viana do Castelo, e gostaria da vossa ajuda na sua identificação. Não consegui fotografar com as asas abertas sem ser em voo pois nunca as abriu quando pousava no solo. Era muito pequena e rápida a voar”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma borboleta azul-celeste (Celastrina argiolus).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta pequena borboleta de um azul muito especial é típica de áreas com alguma humidade, aparecendo quase sempre, e em todo o país, a voar ao pé das sebes e da vegetação das margens dos cursos de água.
Pode fazer posturas em diversas plantas, como em silvas, mas também tojos, heras e azevinho.
Tem ume envergadura de asa entre os 24 e os 28 milímetros.
A sua distribuição mundial compreende o Norte de África, Europa, Ásia e América do Norte.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.