Que espécie é esta: boga-portuguesa

12.12.2022

O leitor Ricardo Leonardo encontrou estes peixes a 10 de Dezembro junto ao rio Trancão e pediu para saber qual a espécie. Filipe Ribeiro responde.

“Tenho um terreno junto ao rio Trancão, numa área acima de Bucelas, e com as fortes chuvas o rio subiu e deixou dois pobres peixes fora do leito do rio. Estou curioso para saber que espécie é, se autóctone ou não”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de uma boga-portuguesa (Iberochondrostoma lusitanicum). 

Espécie identificada por: Filipe Ribeiro (SIBIC-MARE – Projeto LIFE INVASAQUA).

A boga-portuguesa (Iberochondrostoma lusitanicum) é uma espécie endémica de Portugal (ou seja, apenas pode ser encontrada no nosso país e em mais nenhuma outra parte do mundo) e protegida por lei.

Está Criticamente Em Perigo de extinção.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss