A leitora Sara Ribeiro fotografou este animal a 15 de Julho na praia de Santa Rita, Torres Vedras, e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Calado responde.
“Encontramos hoje (15 de Julho) este inseto na praia de Santa Rita, Torres Vedras. Fiz uma breve pesquisa pelo Google, onde diz ser uma bicha-cadela. Mas nunca tinha visto… Sabem se faz mal!?”, perguntou a leitora à Wilder.
Tratar-se-á de uma bicha-cadela-marinha (Anisolabis maritima).
Espécie identificada por: Gonçalo Calado, professor da Universidade Lusófona.
“Trata-se provavelmente de um Anisolabis maritima que, sendo um inseto dermáptero, pode ser confundido com a bicha–cadela, mais conhecida e que é terrestre. Esta espécie é marinha. É completamente inofensiva”, explicou Gonçalo Calado.
“Não temos tradição em português de por nomes vulgares às espécies menos comuns, mas uma tradução do nome comum em inglês levar-nos-ia a bicha-cadela-marinha.”
A bicha-cadela-marinha mede, normalmente, entre 2,5 e 3 centímetros e, ao contrário de outras bichas-cadelas, não tem asas.
Esta espécie alimenta-se de pequenos invertebrados que encontra na praia. Pode ser encontrada debaixo de algas e prefere locais escuros, quentes e húmidos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.