Que espécie é esta: bela-dama

30.11.2022

O leitor António Paulitos encontrou esta borboleta a 1 de Novembro na duna da Cresmina e pediu ajuda para identificar a espécie. Albano Soares responde.

“Avistei esta borboleta no dia 1 de novembro na duna da Cresmina, o que me surpreendeu, por ser novembro, por estar um vento frio e por ser no Guincho! Que borboleta é esta que existe no outono numa zona ‘árida’?”, perguntou o leitor à Wilder.

Trata-se de uma bela-dama ou vanessa-dos-cardos (Vanessa cardui).

Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Esta é uma borboleta com 70 milímetros de envergadura de asa, sendo que as fêmeas são maiores do que os machos. É de cor castanha, laranja e com pintas brancas. 

Voa de Março a Outubro. 

As lagartas desta espécie são espinhosas e de coloração entre o preto e o castanho. 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss