O leitor Francisco Marques encontrou este animal perto de Chouto, Chamusca, a 8 de junho e pediu para saber qual a espécie. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Vi este insecto nas proximidades de Chouto (Chamusca) no dia 08/06/2026 e gostava de saber de que espécie se trata”, escreveu o leitor à Wilder.

Tratam-se de um arrebenta-bois (Berberomeloe castuo).
Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
“Este é Berberomelo castuo, um ‘intrigante habitual’ desta época”, respondeu José Manuel Grosso-Silva.
Este escaravelho, também conhecido como vaca-loura em algumas regiões, é uma espécie nativa em Portugal e pertence à família Meloidae.
As espécies do género Berberomeloe não têm asas, parasitam abelhas solitárias durante o seu estado larvar e são especialmente reconhecíveis pelo seu abdómen grande e volumoso, incluindo dentro do grupo as maiores espécies de escaravelhos do Mediterrâneo.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.