Que espécie é esta: arrebenta-bois

O leitor Bruno Morais encontrou estes animais entre Ourique e Odemira em Junho e pediu para saber qual a espécie. José Manuel Grosso-Silva responde.

“Sou fã do vosso trabalho, andava à espera de uma oportunidade destas. Estes insetos muito compridos meio lagarta meio escaravelho andavam no quintal de uma casa em São Martinho das Amoreiras (entre Ourique e Odemira), no fim de semana de 10 de Junho. Foram vistos pelo menos três. Comiam folhas quase sem parar”, escreveu o leitor à Wilder.

Tratam-se de arrebenta-bois (Berberomeloe castuo).

Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).

Trata-se de um exemplar de Berberomeloe castuo, também conhecido como vaca-loura em algumas regiões.

Este escaravelho é uma espécie nativa em Portugal e pertence à família Meloidae.

As espécies do género Berberomeloe não têm asas, parasitam abelhas solitárias durante o seu estado larvar e são especialmente reconhecíveis pelo seu abdómen grande e volumoso, incluindo dentro do grupo as maiores espécies de escaravelhos do Mediterrâneo.


Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.