O leitor Bruno Morais encontrou estes animais entre Ourique e Odemira em Junho e pediu para saber qual a espécie. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Sou fã do vosso trabalho, andava à espera de uma oportunidade destas. Estes insetos muito compridos meio lagarta meio escaravelho andavam no quintal de uma casa em São Martinho das Amoreiras (entre Ourique e Odemira), no fim de semana de 10 de Junho. Foram vistos pelo menos três. Comiam folhas quase sem parar”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratam-se de arrebenta-bois (Berberomeloe castuo).
Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
Trata-se de um exemplar de Berberomeloe castuo, também conhecido como vaca-loura em algumas regiões.
Este escaravelho é uma espécie nativa em Portugal e pertence à família Meloidae.
As espécies do género Berberomeloe não têm asas, parasitam abelhas solitárias durante o seu estado larvar e são especialmente reconhecíveis pelo seu abdómen grande e volumoso, incluindo dentro do grupo as maiores espécies de escaravelhos do Mediterrâneo.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
- Cobras
- Plantas silvestres
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.