A leitora Teresa Pinheiro fotografou esta ave elegante no seu quintal em São Pedro do Estoril e quis saber a que espécie pertence. Gonçalo Elias dá-lhe a identificação.
“Este pássaro tem aparecido no meu quintal frequentemente, uma vez ou duas com a companhia de outro, debicando o que possam encontrar”, contou Teresa Pinheiro à Wilder. É “muito difícil de fotografar pois assustava-se e fugia. Será que me poderão elucidar?”
A espécie que observou é uma alvéola-branca (Motacilla alba).
Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
Também chamada arvéola, lavandeira, lavandisca ou gonçalinha, esta elegante ave tem entre 16 e 19 centímetros de comprimento. A sua cauda preta e branca abana constantemente.
É uma espécie residente comum em Portugal. Segundo Gonçalo Elias, “como nidificante é frequente a Norte do rio Tejo e pouco frequente a Sul deste rio”. Mas também podemos observar alvéolas-brancas da Europa Ocidental, Central e do Norte que escolhem Portugal para passar o Inverno. Assim, durante o Outono e o Inverno, é comum em todo o país.
Alimentam-se de invertebrados que capturam no solo, sobre a vegetação, na superfície da água ou em pleno ar, segundo o livro Aves de Portugal (Assírio & Alvim, 2010).
É uma espécie comum que, durante a época de reprodução, se distribui por todo o país.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.