A leitora Carolina Silva fotografou esta ave nas salinas da Figueira da Foz a 12 de Junho de 2020 e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Elias responde.
“Observei esta ave no dia 12 de Junho de 2020 nas salinas da Figueira da Foz. Parece-me uma alvéola-amarela juvenil, mas não tenho a certeza. Seria possível ter ajuda na sua identificação?”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma alvéola-amarela (Motacilla flava).
Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
Sim, é uma alvéola-amarela juvenil.
Esta é uma das mais coloridas aves portuguesas. Os machos adultos têm uma plumagem amarela no peito e no ventre e a cabeça azulada. Nas fêmeas as cores são menos vivas e os juvenis são mais acastanhados.
Segundo o portal Aves de Portugal, a alvéola-amarela é um dos migradores estivais mais precoces. “A chegada das primeiras alvéolas-amarelas representa, tal como a das andorinhas, um dos primeiros sinais de que a
Primavera está próxima.”
“É uma espécie típica de zonas abertas, geralmente nas imediações de
zonas húmidas, ocorrendo em sapais e também em pastagens,
arrozais e outros terrenos agrícolas.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.