O leitor Alberto Salgado encontrou este cogumelo a 30 de Julho em Parada, Vila do Conde, e pediu ajuda na identificação da espécie. A associação Ecofungos responde.
“Nasceu no meu jardim. Foto de 30/07/2023, em Parada, Vila do Conde, Porto”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um Agaricus sp.
Espécie identificada e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.
Trata-se de uma Agaricale. Género Agaricus.
A correta identificação destas espécies carece de outras informações: características organolépticas (cheiro, sabor), registo de alterações de cor por toque, entre outras.
Sugere-se que o leitor esteja atento a estas caraterísticas na próxima frutificação. A prova para testar o sabor deve ser de uma muito pequena porção e rejeitada logo de seguida.
Estas espécies são decompositoras/saprófitas, pelo que são muito comuns em zonas com matéria orgânica em abundância.
Pretende a identificação de um fungo ou cogumelo? A associação Ecofungos aconselha:
Sempre que possível, será importante recolher diferentes fotos dos exemplares, como por exemplo da parte superior do carpóforo, ou chapéu, da parte inferior, identificar o respetivo hospedeiro ou substrato, e efetuar um corte transversal do exemplar. Quanto mais informação for recolhida, mais simples e exata poderá ser a ID da espécie.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.