A leitora Ana Maria Jesus fotografou estas abelhas no Poceirão, Palmela, em Abril e pediu ajuda para saber a espécie. Albano Soares responde.
“Tenho uma quintinha no Poceirão, Palmela, e deparei-me com vários insetos tipo abelhas pequeninas de cor esverdeado e vermelho a rondarem uma parede de tijolo, juntamente com outras de outro tipo, cujas fotos envio em anexo para que possam apreciar.
Tratam-se de abelhas do género Hoplitis.
Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Pelo que consegui ver essa parede de tijolo tem uma colónia de abelhas do género Hoplitis.
São abelhas pedreiras, ou seja, terminam a construção das células reprodutoras com pequenas areias aglutinadas com saliva que ao endurecer ficam com a consistência de cimento.
São abelhas solitárias. Apesar de nidificarem muitas vezes em colónias não têm estratificação social (não existem rainhas).
As espécies deste género são especialistas em determinadas espécies de plantas em flor, muitas só recolhem pólen da soagem (Echium).
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.