A leitora Anabela Martins fotografou este insecto a 4 de Março em Junqueira, Castro Marim, e pediu ajuda para identificar a espécie. Albano Soares responde.
Trata-se de um abelhão-comum (Bombus terrestris)
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta é uma abelha social e um reconhecido polinizador.
As rainhas emergem no fim do Inverno e começam a fundar novas colónias de abelhões utilizando para isso buracos no subsolo, muitas vezes tocas de roedores abandonadas.
Para tal, as rainhas precisam de energia em abundância pelo que podemos vê-las a alimentar-se de néctar nas flores, tendo particular preferência pelas flores da borragem.
Estes abelhões estão muito ativos durante a manhã e final da tarde, evitando as horas de maior calor.
São muitos os locais onde podemos ver esta espécie. Dois dos melhores são as Estações da Biodiversidade da Ribeira do Torgal e Ribeira de Alportel.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.