A leitora Inês Margarido fotografou esta abelha a 21 de Agosto em Cinfães e quis saber a que espécie pertence. Albano Soares dá-lhe a identificação.
“Avistei este inseto e parece-me ser uma espécie de abelha! Encontrei-o no dia 21 de agosto de 2021 na zona de Cinfães, perto do Douro, a trabalhar numas flores de lavanda. Qual será a sua espécie?”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma abelha-mineira-de-bandas-azuis (género Amegilla).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
A abelha observada pela leitora é uma espécie de abelha solitária do género Amegilla.
Este é um grande género de abelhas, da família Apidae, que têm umas bandas de um azul metálico (que podem variar no tom) no abdómen, daí o seu nome comum. Estas abelhas ocorrem por todo o mundo.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
A revista Wilder criou o seu primeiro artigo de merchandising, a pensar na comunidade naturalista. Saia de casa com o novo saco Wilder e mostre a todos como gostar do mundo natural é um modo de vida. Visite a nossa loja em loja.wilder.pt.