Banner

Zoo de Lisboa abre quadra natalícia com apresentação de cria de veado Em Perigo

28.11.2022

Chama-se Rodolfo e é uma cria de veado-da-birmânia (Rucervus eldii thamin), espécie Em Perigo de extinção que nasceu há um mês no Zoo de Lisboa. A 3 de Dezembro será apresentada ao público, no âmbito das celebrações natalícias do Jardim Zoológico.

No dia 3 de Dezembro, o Jardim Zoológico veste-se a rigor para receber o Pai Natal e celebrar o primeiro mês de vida de Rodolfo, uma cria de veado-da-birmânia (Rucervus eldii thamin) e o mais recente nascimento do Zoo.

Classificado como Em Perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), esta espécie tem como principal ameaça a caça para consumo humano e obtenção das hastes, uma estrutura presente na cabeça dos machos que, além da defesa do território, permite que estes disputem pelas fêmeas na época de acasalamento.

“Pela pressão a que a espécie está exposta, este nascimento traz esperança na sua recuperação”, comentou o Zoo de Lisboa em comunicado.

Este evento marca a abertura da quadra natalícia no Jardim Zoológico que apresenta a sua agenda de Natal.

A Chegada do Pai Natal e dos seus duendes tem lugar no sábado, dia 3 de Dezembro, pelas 11h00, na Baía dos Golfinhos. Para o fim-de-semana, o Pai Natal traz o saco recheado de presentes sob forma de enriquecimento ambiental para as diferentes espécies do Zoo, desde zebras e ursos a tigres e araras. Este conjunto de técnicas, aplicadas no interior das instalações, têm como objetivo “estimular os animais a realizar os seus comportamentos naturais”.

Nos dias 3 e 4 de Dezembro há os ateliers “Natal com Ciência” e “Plante o seu pinheiro” para despertar a curiosidade de miúdos e graúdos e estimular o gosto pela experimentação. Ainda por estes dias, destaque para o mundo das abelhas, através das conversas com o apicultor, no Vale dos Tigres.

Das 11h00 às 17h00, as crianças podem divertir-se no “Cantinho da Leitura”, na “Oficina dos Brinquedos” e no “Atelier de Construção de Brinquedos”, e ainda descobrir o brinde por detrás do calendário de advento, ou mesmo conhecer o Pai Natal e escrever-lhe a tão esperada carta.

Nos dias 3, 4, 17 e 18 de Dezembro, entre as 11h00 e as 17h00, é possível participar num atelier criativo para fazer enfeites de Natal.

No fim de semana de 10 e 11 de Dezembro, realizam-se dois espetáculos diários de magia, às 12h00 e às 16h00, durante o qual crianças e mágico terão de fazer aparecer os efeitos de Natal perdidos.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.

Don't Miss