PUB

19.02.2016

Quatro livros ilustrados para descobrir em Fevereiro

As últimas novidades editoriais publicadas desde o início de 2016 incluem algumas obras muito interessantes para os mais novos, algumas delas inspiradas na Natureza. A Wilder faz-lhe quatro sugestões de livros para ler em conjunto com crianças, ou mesmo só para si. E por que não?

A Baleia, Benji Davies
Esta é a história de um menino chamado Noé que encontra uma baleia na praia e decide levá-la para a banheira de casa, para a salvar. Afinal, como ele sabia tão bem, “não era bom para uma baleia estar fora de água”. Escrito e ilustrado por Benji Davies, “A Baleia” ganhou o Oscar’s First Book Prize em 2014, um prémio atribuído pelo jornal Evening Standard a livros para crianças até aos cinco anos.
http://loja.orfeunegro.org/product/a-baleia

Iluminar a Noite, Lizi Boyd
Um menino anda pelo campo à noite e vai iluminando o escuro com uma pequena lanterna. Um pequeno arbusto aqui, um mocho ali, um castor acolá. Com aquela pequena luz, só é possível vislumbrar pequenos pedaços da Natureza de cada vez. Mas quem “lê” este livro ilustrado, que só tem imagens, vê também todos os outros pequenos e grandes animais que observam o menino curioso, sem ele os ver. Até que surge um guaxinim atrevido… Vencedor do prémio Opera Prima dos Bologna Ragazzi Award em 2015.

O Sr Tigre Torna-se Selvagem
O senhor tigre vive numa cidade onde todos andam engravatados e cheios de cerimónias, mas um dia farta-se das roupas e de todas estas regras de etiqueta e decide soltar o animal selvagem que há em si… Mas será possível andar sobre as quatro patas e rosnar como um verdeiro tigre? Uma história infantil, ilustrada com animais, mas inspirada na condição humana. Chega às livrarias no final de Fevereiro.
Peter Brown, Orfeu Negro

a baleia benji davies

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.