Todas as sextas-feiras chega à Wilder um novo peixe marinho, criado pelo biólogo e ilustrador naturalista Pedro Salgado, dando forma a um catálogo ilustrado de espécies fascinantes.
Nome comum: bacalhau
Nome científico: Gadus morhua
Técnica usada: Aguarela
Mais sobre esta espécie: O bacalhau, espécie da família Gadidae, pode chegar até aos dois metros de comprimento e os 96 quilos de peso. Este peixe pode viver até aos 25 anos e atinge a maturidade sexual entre os dois e os quatro anos. Tem uma coloração que vai do castanho ao verde e tem manchas no lado dorsal, com tons prateados na zona ventral, sendo visível uma linha lateral.
Tem três barbatanas dorsais, duas anais e um característico barbilho na mandíbula inferior.
Alimenta-se de outros peixes e de invertebrados, como moluscos e crustáceos.
Desde o fim do Inverno à Primavera, os bacalhaus adultos formam grupos de desova; as fêmeas libertam os seus ovos e os machos competem para fertilizá-los. Depois, os ovos fertilizados são arrastados pelas correntes oceânicas e tornam-se larvas. A idade de maturação varia entre as populações de bacalhau, variando entre os 2 e os 8 anos.
Esta espécie está classificada como Vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Saiba mais aqui sobre a série “Peixe da Semana”.