Três trilhos circulares, com um total de 31 quilómetros, foram recentemente requalificados pelo município de Valença para dar a conhecer o melhor que a natureza local tem para oferecer.
Os trilhos pedestres agora requalificados, e considerados emblemáticos daquele concelho do distrito de Viana do Castelo, são os trilhos da Veiga da Mira, da Insua do Crasto e de Mosteiró.
“Tratam-se de 31 quilómetros que foram remarcados, com nova sinalética orientativa, que possibilita a todos quantos o desejarem autonomamente realizar estes percursos”, explica o município em comunicado.
Segundo a Câmara Municipal de Valença, “estes percursos pretendem diversificar e reforçar a oferta de turismo de natureza do concelho”.
O Trilho pedestre da Veiga da Mira é uma pequena rota circular com 10,9 Kms freguesias de Cristelo Côvo e São Pedro da Torre. A caminhada faz-se em cerca de quatro horas.
O percurso começa e acaba no Parque de Lazer da Senhora da Cabeça e percorre uma zona próxima do rio Minho rica em avifauna. O ponto central do percurso é o Biótipo da Veiga da Mira uma das mais importantes reservas naturais da bacia do rio Minho. Esta é uma área protegida com 300 hectares na confluência do ribeiro Mira com o rio Minho e é uma das mais importantes reservas de fauna e flora da bacia deste rio, onde ocorrem garças, lontras e várias espécies de aves de rapina e migratórias.
Um pouco maior é o trilho pedestre de Mosteiró, que tem 12 quilómetros e com uma duração previsível de 4h30. O percurso, pelas freguesias de Cerdal e Taião, começa e acaba na Igreja Matriz de Cerdal e segue perto do ribeiro Mira, entre cascatas, velhos moinhos, o Convento de Mosteiró e núcleos rurais castiços.
O percurso mais pequeno destes três é o trilho da Insua do Castro, com 8,2 quilómetros e que se faz em cerca de 2h30. “Entre Friestas e Verdoejo, por velhos caminhos próximos ao rio Minho, este é um percurso por entre recantos naturais singulares de rara beleza, trilhos de guardas fiscais e contrabandistas e património edificado de grande valor”, descreve o município.
A requalificação dos três trilhos foi financiada pelo Norte 2020 através do projeto Greenways.