Aqui ficam sugestões de cinco coisas para fazer durante este fim-de-semana e nos dias seguintes. Há passeios, um concurso de fotografia, uma palestra e uma nova exposição.
Neste passeio especial e gratuito, que se realiza no domingo de manhã, dia 24, os visitantes do parque da Fundação Serralves vão imaginar-se como sendo o autor do projecto para o Parque, o francês Jacques Gréber. Caminhando pelas alamedas e pelos caminhos do jardim, vão aprender sobre o desenho dos jardins franceses e a influência que estes tiveram neste importante espaço verde do Porto.
A cerimónia para entrega dos prémios do concurso de fotografia de Natureza Quercus-BMWi realiza-se já na tarde deste sábado, dia 23, no Parque Florestal de Monsanto. Ali, durante o evento, vai ser possível ver uma exposição com todas as imagens premiadas nesta segunda edição do concurso. Este ano concorreram quase 1700 fotografias, enviadas por mais de 120 participantes.
No domingo à tarde, Bioblitz. Este passeio para identificação das espécies que se podem observar no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, é gratuito e aberto a todas as idades, tendo como público-alvo famílias com crianças em idade escolar. Basta aparecer à hora marcada. Os participantes vão ser guiados por um biólogo e procurar aves, anfíbios e mamíferos, incluindo pegadas e outros vestígios de lontras. Para mais informações pode ler aqui o que a Wilder escreveu sobre este Bioblitz e outros que estão já a ser preparados.
Já durante a próxima semana, uma palestra sobre as exóticas. As espécies invasoras são um grave problema em todo o mundo, não só na superfície terrestre, mas também nos mares e oceanos. Nesta palestra conduzida por Francisco Arenas, do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), realizada em Vila do Conde na próxima quinta-feira ao final da tarde, vai poder aprender sobre estas questões e também sobre os efeitos do aquecimento global. Este encontro marca a inauguração da exposição “No Mundo das Invasoras”.
De entrada grátis, esta exposição que inaugura na próxima quinta-feira, dia 28, no Centro de Monitorização de Interpretação Ambiental de Vila do Conde, dá a conhecer aos visitantes quais são as espécies exóticas e invasoras que ameaçam a biodiversidade em Portugal e na Europa. Dividida em 25 painéis, a exposição divide-se entre algas, insectos, peixes, anfíbios, mamíferos, aves e muitos outros seres vivos. Estão também previstos vídeos, jogos e várias actividades educativas. Até 27 de Maio.