A leitora Andreia Melo fotografou este insecto na Sertã a 8 de Julho de 2024 e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.
“Junto envio a fotografia de um animal que gostaria de saber qual é, foi visto a 8/07/2024 na Sertã”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um grilo-de-sela do género Lluciapomaresiussp.
Espécie identificada por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Eva Monteiro explicou que este grilo-de-sela, do género Lluciapomaresius sp., é dificil identificar por fotografia. Por isso não é possível chegar à espécie, só ao género.
“Os grilos-de-sela distinguem-se por terem grandes dimensões, pelo pronoto (zona atrás da cabeça) muito desenvolvido que lembra uma sela de montar e pelas tégminas (nome dado às anteriores endurecidas dos ortópteros) muito reduzidas e de forma arredondada”, explica Eva Monteiro.
“São bons cantores. Produzem um canto metálico, que faz lembrar o som das cigarras, através da fricção das asas anteriores.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.